terça-feira, 14 de maio de 2013

Brincadeiras de Criança


Brincadeiras de Criança
No intervalo das aulas, no período entre as duas guerras, muitos destes jovens entretinham-se, a jogar à “pinha” e ao “lobo”, a brincar com o “arco” e o “pião” e ainda a caçar aves por meio de “lousas” e “abuises”, ou pescar peixes no rio usando “cóvãos” e “guilritas”.
As caçadas aos passarinhos eram sazonais. No fim do verão quando o milho já estava maduro criavam-se nele muitos “carneiros” (isto é, pequenos vermes brancos) que atraíam os “taralhões” (avezinhas migratórias pequenas que apareciam no fim do verão e que comiam os ditos vermes; eram semelhantes a pardais, mas menos agitadas que estes). Então eram armadas “lousas” para os apanhar, constituídas por uma laje de forma aproximadamente quadrada, apoiada num dos lados por três pauzinhos com “encarnas” (pequenas cavidades) que permitiam que aqueles se apoiassem uns nos outros e aguentassem a “lousa”, inclinada sobre um dos lados. Na ponta dum dos pauzinhos — a chamada “agulha” — que se projectava para debaixo da “lousa” era colocado um “carneiro” a fim de atrair os “taralhões”. Quando o pássaro tentava comê-lo provocava o desengate dos pauzinhos e consequente queda da “lousa”. É claro que o pássaro ficava sob a mesma...
As “abuises” eram feitas da seguinte forma: utilizava-se uma verga forte de salgueiro (a qual tem muita flexibilidade), sendo espetada na terra a sua ponta mais grossa. No lugar adequado (em função do comprimento da verga já referida) espetava-se uma outra verga, mais pequena, que se dobrava e fazia aderir ao solo permitindo que nele se prendesse um pauzinho, o qual segurava um pinhão, semente de pinheiro muito cobiçada pelos “brita-caroços” (aves conírostras, semelhantes a estorninhos ou pardais). Em volta do pinhão armava-se um laço corredio que, puxado para cima, pela verga grande do salgueiro, prendia a ave pelo pescoço, enforcando-a. Parece complicado mas, na prática, não o era: muitos pássaros foram apanhados desta forma. Também se usavam “costis” (ratoeiras) de madeira e arame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário